terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Praticando a Umbanda sozinha - o início da minha caminhada fora do terreiro!


Quem me conhece sabe que eu sou uma pessoa dificíííílima! Reconheço que sou esquisita, sou exigente e meio bipolar! O bipolar é brincadeira, mas falando sério, se tem uma coisa que eu SEMPRE levei a sério, foi o trabalho com a Umbanda! Sempre levei a Umbanda como um compromisso com o próximo que vai em busca de um auxílio espiritual e eu, ali, me via como um meio de intermediar a ajuda para nossos irmãos que procuravam o centro.

Infelizmente, nem todos levam a Umbanda tão a sério assim e esse fator sempre me incomodou bastante ao fazer parte de um GRUPO mediúnico! Algumas pessoas fazem o terreiro de CLUBE! Estão mais preocupados em fazer amizades, ficar de conversinha de canto e semear fofocas, do que, de fato, TRABALHAR em prol do irmão que procura o centro em busca de ajuda! Sem contar com os "falsos-médiuns-profetas": aqueles que a cada gira precisam contar e se vangloriar de fenômenos que o seu guia fez - "Meu guia contou a vida da consulente toda e eu nunca tinha visto a mulher na minha vida" ou então "Você viu o que meu guia fez? O consulente chegou com dor nas costas e meu guia curou!!!" - Lembramos que a caridade deve ser anônima! Ficar se vangloriando com os feitos da espiritualidade não é legal para a evolução espirital e ainda corre-se o risco de ter a mediunidade suspensa ou pior, ter o seu guia de luz, que trabalhava incansavelmente, substituído por um belo KIUMBA!!!

Infelizmente são coisas que temos que conviver por fazer parte de um terreiro ou grupo mediúnico. Tendo consciência disso, sempre tive o sonho de praticar a Umbanda sozinha. - "Epa! Peraí! Como assim sozinha??? Nao podeeeee! Tem que ser em um CENTRO! Tem que ter mãe de santooooo". - Aí eu pergunto: Por que??? 

Reflete comigo: Qual é a maior causa das pessoas se afastarem de suas casas? Fofocas, intrigas, etc. Essas coisas não pertencem ao bom astral! Os espíritos do bem só querem trabalhar e o que o ser humano faz? Vai pro centro ficar de fofoca! Vai para o centro semear coisas ruins! E como falei no início do post, eu sou uma pessoa complicada! Gostaria MUITO de assistir à tudo isso e simplesmente ignorar, vestir meu branco e dar continuidade ao trabalho como se nada estivesse acontecendo ao meu redor, mas eu não consigo ver e me omitir. (E entendo que isso também faz parte da minha evolução)

Quando uma pessoa diz que se afastou de um centro de Umbanda por causa de fofocas: "Mas tooodo centro tem fofoca"! Gente, isso tá errado! Isso não deveria ser normal e as pessoas comentam como se você fosse obrigada a conviver com isso porque todo lugar tem! Não! Não sou! Até porque tem gente que gosta de um enredo! Se vocês repararem no centro de vocês, geralmente a fofoca começa na maioria das vezes pela MESMA pessoa (ou pelo mesmo grupo de pessoas). Assistir a isso sem que a fonte ou o grupinho seja punido é inadmissível pra mim.

Com o passar dos anos eu fui adquirindo dentro de mim um sonho de praticar a Umbanda de um modo diferente. Prestar atendimento mediúnico a quem precisasse e fazer a caridade sem que, quase que semanalmente, ouvisse uma fofoca nova.

Depois de algum tempo refletindo essa idéia, tive a oportunidade de conhecer o trabalho que duas pessoas, também cansadas dessas coisas desnecessárias, resolveram fazer. Eles se reúnem em um determinado dia do mês e atendem com seus pretos-velhos os consulentes. Fui lá e conversei muuuuito com o preto velho de um deles. O trabalho é simples, leve, direto... Estou relatando isso aqui, pois devem existir mais pessoas que fazem isso !

Então, depois de muito pensar, ponderar, conversar com os guias que me acompanham, eu resolvi me desligar da casa a qual fazia parte e iniciar o trabalho sozinha. Não é fácil! A idéia é muito mais simples do que a prática! Pois eu moro em apartamento e não poderia fazer isso na minha residência - até porque eu defendo a idéia que residência é um lugar para MORAR e não gostaria de misturar as coisas. - Então a espiritualidade me forneceu uma casa incrível para começar esse trabalho, porém fica a quase 1 hora e meia de onde moro! Mas alguém falou que seria fácil?

Bom, meu trabalho sozinha já começou e estou indo bem devagar. Alivia saber que as forças espirituais estão conspirando para tudo dar certo e isso dá um super gás!

Essa nova fase só está começando e eu sei lá onde isso vai dar... de tudo, só sei que sou eternamente aprendiz... Sinto falta de muita coisa que deixei pra trás, mas sei que foi melhor assim ! 

Sigo em frente aprendendo, buscando uma vida mais leve e dentro dos ensinamentos umbandistas! Essa busca por ser uma pessoa melhor nunca para! Eu tropeço, erro, mas procuro aprender com tudo! Ainda bem que eu tenho esse diário pra desabafar!

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Achei seu comentário de uma riqueza espetacular. Eu e algumas amigas estamos vivenciando esse problema, e a sua definição foi um alivio para nossas dúvidas. E adotaremos sua sua forma de cultuar nossos dons. Que os bons deuses te proteja na sua decisão. Porém por coinciência estou com um texto que tirei não lembro de onde intitulado: 'INCORPORAÇÃO FORA DO TERREIRO) o autor é Douglas Fersan , talvez tenha no blog dele (umbandaem debate.blogspot.com.br) , segundo o texto não é aconselhável. Muito axé. Fátima (João Pessoa-Paraíba)- meu email:sosanimaiseplantas@gmail.com

    ResponderExcluir

Olá ! Fique a vontade para comentar, lembrando que acima de tudo respeito é bom e todos gostam ! =)

Seu Blog · Design por Alves Alvin · Todos os direitos reservados - Copyright © 2014 · Tecnologia do Blogger