quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Sou espírita ou Umbandista????


Estava em um taxi e observei os fios de conta preto e vermelho do taxista pendurado em seu espelho retrovisor. Conversa vai, conversa vem, até que ele diz: "Sabe moça, eu sou espírita..." - Não deixei ele continuar o que ia falar e perguntei: "O senhor é espírita do candomblé ou umbanda?", ele engasgou e respondeu: "Umbanda!".

Pra que engasgar? Pra que esconder? Pra que ter vergonha? Por que não dizer SOU UMBANDISTA ao invés de "sou espírita"? 

Fiquei pensando sobre isso e conclui que as pessoas tem medo do que os outros vão achar! Será que se eu disser que sou umbandista, vão pensar que faço macumba para os outros? Será que se eu falar que sou umbandista vão pensar que saio colocando despachos em encruzilhadas? Será que isso? Será que aquilo?

Pra que o medo, meus irmãos?

Lutamos tanto para difundir uma doutrina própria de amor, caridade e doação! Se existem pessoas que acabam com a imagem da umbanda se dizendo umbandista e 'arriando' galinhas mortas pelas encruzilhadas, o problema é deles!!! Infelizmente, não possuímos uma federação que vá atrás dessas pessoas para que não permita eles usarem o nome da umbanda! Mas não é por isso que vamos ter vergonha de quem somos! 

Dizer que você é espírita agride menos, né? Parece algo mais branco, né?

É claro que todo umbandista é espírita! Acreditamos nos espíritos, acreditamos na reencarnação, acreditamos no plano espíritual e seus ensinamentos. OK! Mas quando alguém esconde que é umbandista, na maioria das vezes é VERGONHA!

Eu não tenho nada a ver com o preconceito do outro! Não estou nem aí que vão pensar que faço magia negra ou coisa do tipo! Isso não me pertence!

Sou Umbandista, sim! Danço ao som do tambor, sim! Minha religião cultua NEGRO, sim e se você soubesse como esses negos ensinam sobre a vida, ia querer "empretar" também! 

Raiane Carné

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá ! Fique a vontade para comentar, lembrando que acima de tudo respeito é bom e todos gostam ! =)

Seu Blog · Design por Alves Alvin · Todos os direitos reservados - Copyright © 2014 · Tecnologia do Blogger